X

E-mail: biracoroa@alba.ba.gov.br
Tel: (71) 3627-3013 / (71) 99651-3613
Site: biracoroa.com.br
Facebook: @bira.coroa
Twitter: @biracoroa
Instagram: @bira.coroa

Nascido no subúrbio ferroviário de Salvador e criado na cidade de Camaçari, Bira iniciou sua militância desde jovem atuando em movimentos culturais abordando a luta dos afrodescendentes na sua cidade e na Bahia.

Na luta sindical, ele foi fundador da Associação dos Professores de Camaçari, foi o primeiro presidente da entidade que deu origem mais tarde ao Sindicato dos Professores de Camaçari (Sispec).

No Partido dos Trabalhadores, Bira foi um dos fundadores na Bahia e em Camaçari, estando entre os primeiros filiados do partido e presidente municipal por algumas gestões.

Em 2006, se elegeu Deputado Estadual e assumiu a presidência da CECAD, Comissão Especial da Comunidade Afrodescendentes. Na reforma das comissões da Assembleia Legislativa da Bahia a CECAD foi uma das primeiras a ser proposta a extinção. Bira procurou articular a bandeira dentro do parlamento e fora dele, nas instituições e nas organizações sociais. Desta forma, conseguiu a permanência da Comissão e a transformação em CEPI (Comissão Especial da Promoção da Igualdade), dando um novo caráter a ela.

Em 2010, Bira Corôa continuou a frente da Comissão Especial de Promoção da Igualdade (CEPI) da Assembleia Legislativa da Bahia como presidente.

Em 2014, Bira voltou a destacar projetos importantes para o Estado, conduzindo um mandato genuinamente petista, pautado e enraizado nas trincheiras das bases sociais e sindicais; como a defesa por uma educação digna e acessível, uma saúde pública de qualidade e a preservação do Sistema Único de Saúde (SUS), além do acesso à moradia, o saneamento básico e a preservação e revitalização do meio ambiente.

Ficando na suplência nas eleições de 2018, Bira ficou conhecido ao longo dos anos como parlamentar incansável, na luta contra a intolerância religiosa e racial, na defesa da igualdade em todos os aspectos; bem como a garantia dos direitos à diversidade, à ciência e à arte.

Ele retorna em 2020 ao legislativo da Bahia, e reafirma suas bandeiras de luta com a educação, meio ambiente, povos de comunidades tradicionais  (que envolvem as comunidades quilombolas, índios, ciganos, dentre outros), o combate ao racismo, em defesa das pautas de luta dos LGBTs (Lésbicas, Gays, Bissexuais, Transexuais e Transgêneros) na luta contra a homofobia, dos trabalhadores, dos agentes de proteção a infância e adolescência, das mulheres, saúde, saneamento e outros segmentos sociais.

Frente às lutas contra o Covid-19, apoiou a vacinação de todas e todos, inclusive aos trabalhadores e trabalhadoras do saneamento e água, energia e eletricidade, de profissionais que não pararam durante o período de isolamento social, jornalistas, garis entre outros.

Busca o reconhecimento da população negra no estado da Bahia com toda a força de trabalho, ações afirmativas e garantias de direitos e reparações históricas.

Icones para bombou na rede

BOMBOU
NAS REDES

Confira memes e outros conteúdos que estão quebrando a internet

Icones para kit digital

KIT DIGITAL
PT BAHIA

Quer mostrar seu apoio ao PT Bahia nas ruas e nas redes?

Estrela do PT
Faça parte do partido que é

orgulho para a Bahia
e exemplo para o Brasil

Filie-se ao PT