X

Um Novo Tempo – Artigo de Éden Valadares

Data de publicação: 24/04/2024

Acabo de voltar de um périplo de viagens pelo interior da Bahia. Cinco cidades em dois dias organizando meu partido, construindo nossos palanques, lançando candidaturas de prefeitos e prefeitas. Nada de novo, afinal, estou presidente do PT Bahia e cabe à nossa direção estadual fazê-lo. A novidade está no tempo. Lembrei de Gil.

Abre parênteses. Gilberto Gil está entre nós. Ou nunca esteve. Sempre acreditei, acredito e digo, meus amigos e amigas são testemunhas, que Gil não vai morrer. Não sei como nasceu, mas tenho certeza absoluta que ele não morrerá. Gilberto Moreira – acreditem, ele chegou a usar esse nome – um dia, um dia qualquer, mas qualquer mesmo, qualquer, qualquer, entrará na Baía (realizo a cena no Porto da Barra) andando, submergindo e virando luz. Encantado. Puro axé. O Sol estará se pondo, Gil mergulhado e a Bahia devolverá à eternidade sua ancestralidade. Como os Pretos Velhos que mainha espalhava pela casa em pequenos quadros na parede. Fecha os tais parênteses.

Gil eternizou a música “Tempo rei, ó, tempo rei! Transformai as velhas formas do viver!”. Sobre as novas formas de viver eu falei durante essa viagem. Em Canarana, especificamente. É fato, e a História ou a Ciência Política hão de registrar, que existe um novo tempo na Bahia. Marcadamente, de 2007 até hoje. Um tempo de diálogo, de respeito ao contraditório, que rompe com o autoritarismo, com o mandonismo, com a prática do chicote na mão e o dinheiro na outra. Um tempo de uma Bahia livre, que trata o Tribunal de Justiça, a Assembleia Legislativa, prefeitos e prefeitas, os movimentos sociais e as organizações populares em pé de igualdade.

Esse tempo começou, foi inaugurado, em 2006 com as vitórias nas urnas. Mas foi desenhado, trabalhado e consolidado em forma de hegemonia política ano após ano. É o principal patrimônio imaterial da Bahia deste século. Uma nova cultura, um novo jeito de fazer, uma outra maneira de ver e se fazer a Bahia.

E como os momentos históricos precisam de símbolos, inevitavelmente, este caiu sobre Jaques Wagner principalmente; mas também sobre Otto Alencar. Ambos, hoje, senadores da República. A capacidade de Wagner, o bruxo, em dialogar e atrair foi fundamental. A habilidade de Otto em “arrastar” e estabilizar igualmente importante. Como dizem, em referência à nossa bandeira, juntaram os vermelhos com os azuis e produziram o branco da paz.

Ainda vamos ler sobre esse momento histórico. Se não eu, meus filhos certamente. Há um novo tempo na Bahia. Um tempo de 20, 24 anos ou mais – quem pode arriscar? Rui Costa e Jerônimo Rodrigues ajudaram a estender esse processo. Mas há um novo e inédito tempo. Que não alcança a eternidade de Gil, é verdade. Mas que marca, para sempre, a história da política na Bahia e no Brasil.

 

Éden Valadares, 42, é presidente do PT Bahia

Artigo originalmente publicado no jornal A Tarde desta quarta-feira, 24. 

Icones para bombou na rede

BOMBOU
NAS REDES

Confira memes e outros conteúdos que estão quebrando a internet

Icones para kit digital

KIT DIGITAL
PT BAHIA

Quer mostrar seu apoio ao PT Bahia nas ruas e nas redes?

Estrela do PT
Faça parte do partido que é

orgulho para a Bahia
e exemplo para o Brasil

Filie-se ao PT